segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Prolixidades alimentares



Diz a lenda que em lugares diferentes do Brasil as coisas têm nomes diferentes daqui da capital, e isso rende assuntos intermináveis. Essa história é baseada numa conversa produtiva de MSN que versa sobre teorias léxico-alimentares, a fome mundial e classificações taxonômicas, entre outras.

Os nomes foram mudados para a segurança dos personagens:



Gabbriel: Por falar em comida, aqui agente chama biscoito e bolacha coisas diferentes.

Zé Gotinha: O que é bolacha ai? E biscoito é o que?

Gabbriel: Bem, sabe essas de leite? São bolachas. Ou biscoitos, só que essas deliberadamente doces são biscoito.

Zé Gotinha: Não entendi. Assim me parecem iguais ainda! Doces.

Gabbriel: Olha, vou te explicar.

Zé Gotinha: Explique-se

Gabbriel: Na verdade o mérito não está no sabor, mas na serventia. Bolacha serve pra ocasiões especificas e biscoito é geral. Ou seja, toda bolacha é biscoito, mas nem todo biscoito é bolacha.

Zé Gotinha: ah! Chamo tudo de bolacha mesmo.

Gabbriel: Tudo bem, só estou te falando como as coisas são.

Zé Gotinha: Até tapa na cara! Bolacha!

Gabbriel: Sim, sim. Mas veja você que tapa na cara definitivamente não é biscoito. E ainda, você nunca vai “molhar a bolacha” no sentido figurado.

Zé Gotinha: Tomara... Isso me causa arrepios!

Gabbriel: Na verdade, existem coisas que tem classificações específicas, por exemplo, já viu esses cookies?

Zé Gotinha: Não.

Gabbriel: Bem, como posso explicar... É um biscoito que está mais para bolinho.

Zé Gotinha: Ah ta.

Gabbriel: Mas não tem o status de bolinho porque é duro. Afinal, não pode existir biscoito mole. A não ser que sejam previamente molhados no leite, mais isso é outra história.

Zé Gotinha: Ah não... Para mim vai ser bolinho, que seja duro.

Gabbriel: Enfim, no mundo dos biscoitos, cada um tem seu lugar, até aqueles ridículos biscoitos que vem de 3 em 3 por pacote. Que nem deveriam ser considerados biscoitos! Deveria haver uma categoria mais abaixo!

Zé Gotinha: São bolachinhas.

Gabbriel: Que sejam, mas independente da classificação, não deveriam criar expectativa quando alguém nos oferecesse! Com toda a fome no mundo, alguém fabrica algo assim. Imagina:

– Quer um biscoito?
– Quero sim

Dai aparece um trio quase imperceptível.
E eu me pergunto:

– E o resto?
– Mas que resto, só tem esses!
– Mas você não disse que tinha biscoito, eu quero o resto!
– Ta bom! Se você quer o resto eu como 2 e deixo 1 pra você!
– Isso já é demais!
– Vai querer ou não?

Gabbriel: Imagina! É de perder a fome!

Zé Gotinha: Gabbriel... Você deve ter algum trauma... Com esses biscoitinhos viu.

...

6 comentários:

Joyce Pfrimer disse...

Gente! que complexo isso!

Tem até "mundo dos biscoitos", classificação e tudo mais....

Mas afinal de contas o q é mais gostoso? Bolacha ou biscoito?
hahaha!

beijooo Gabriel!

Cachorro de 3 pernas disse...

Na minha terra "bombons" são balinhas e balhinhas... bem, não sei se elas existem no vocabulário nortista.:P

.a que congemina disse...

quando eu era criança, tudo que vinha em pacote era bolacha e tudo que era feito em casa era biscoito. ou pão. ou bolacha, se fosse uma de mel que a minha mãe fazia.
mas biscoito não podia ser industrializado.
hoje já pode. eu como biscoito recheado (quando não tem corante, claro).
mas tá.
o fato é que eu ri DEMAIS com esse post.
hahahhaha
;*

(vc devia tirar essa verificação aqui. tô tentando imaginar o que seria "tatopo".)

mari delfino disse...

ahh esse povo criado no norte.. rssss
aqui em são paulo biscoito sempre foi aquele q a vó faz em casa, tipo biscoito de polvilho, e bolacha, todo o resto, até msm as q a mesma avó faz em casa, mas q são pequinininhas, ou com formatinho redondo, tipo bolachinha d nata, ou bolacha q a gente compra, passatempo, negresco, essas coisas...
hahaha
mto engraçado isso..

Edi Ruth disse...

Ei Gabriel...como quase todo Teixeira....engraçadinho
Mas se o problema em SP fosse só a diferença entre biscoito e bolacha....tava bom, viu?
O que vc acha de tirar "carta" de motorista? E passar o "farol" vermelho em plena avenida?
e por aí vai o besterol que paulista fala que eu ainda, nesta idade toda, e com tantos anos de moradia nesta terra garoenta ainda não me acostumei.
mas, enfim...que são as palavras....?
bjs de novo

Anônimo disse...

Esse texto me deu fome!!

não entendi!!! me perdi na primeira classificação de bolacha e biscoito... explica de novo!!!!!kkkkkkkkkk

bju