sexta-feira, 14 de novembro de 2008

1% das coisas



Algumas poucas pessoas têm esperança...

Algumas menos ainda têm o dom da força de vontade.

E quando você tem pessoas que põem isso em prática algo de extraordinário acontece. Algo que a gente sente no ar numa quarta feira chuvosa e inexplicavelmente enche seus pulmões de uma vontade de mudar, fazer algo, qualquer coisa que seja.

É tão fácil combater a pobreza, tão simples, que não adianta me preocupar com isso, que por mais simples que seja não será resolvida.

E se um dia eu for o pobre, quero ter o dom da força de vontade, e esperança, porque se essas morrerem do que vale a vida?

Mas independente do que digam os céticos, os cínicos e os descrentes, eu vou continuar enchendo meus pulmões, ignorando as políticas, as ideologias, as certezas e todas as mentes analíticas e pouco práticas, que fazem nada.

«Saber que será má a obra que se não fará nunca.
Pior, porém, será a que nunca se fizer.
Aquela que se faz, ao menos, fica feita. Será pobre mas existe (...)»

Não os escutarei, encherei meus pulmões e continuarei assim, até que se esvaia de mim, se perca no tempo, e mesmo que não dê em nada, ao menos não escutei os que de tão mais certos do que eu nem ao menos tentaram.

“Não preciso que me digam, de que lado nasce o sol, porque bate lá meu coração...”




Mas eles nunca, nunca vão sentir o que eu senti.




... ... ... ... ...

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA há no País 56,9 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza e 24,7 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza.

Acabar com a pobreza em país rico com grande proporção de pobres requer recursos financeiros irrisórios.

Para se erradicar a extrema pobreza brasileira seria necessário não mais que 1% da renda do País.

Para se erradicar a pobreza seriam precisos 5%.

Nosso país é um dos primeiros do mundo em desigualdade social. Aqui, 1% dos mais ricos se apropria do mesmo valor que os 50% mais pobres. A renda de uma pessoa rica é 25 a 30 vezes maior que a de uma pessoa pobre.

A pobreza existe quando um segmento da população é incapaz de gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aos recursos básicos que garantam uma qualidade de vida digna.

Estes recursos são água, saúde, educação, alimentação, moradia, renda e cidadania.





Pobreza maior é a de espírito.

3 comentários:

Raissa disse...

sabe do que se trata essa imagem do homem levando a pedra ao topo da montanha? O mito de Sísifo... !
=)

Joyce Pfrimer disse...

Quando eu era criança uma vez perguntei pra minha mãe: "mãe somos ricos?" e ela respondeu "sim filha, temos saúde, a família, amigos, somos ricos!". Embora na época não me convencesse, faz todo o sentido pra mim agora.

Acho q não tem como vc ficar pobre não biel! Vc tb é rico!

beijinho!

คriαηє รคℓєร disse...

Vc tem razão.. Com poucos recursos financeiros e muita vontade e determinação se acabaria com a pobreza no mundo.. Mas falta-nos o senso humanitário em sua plenitude..